terça-feira, 18 de agosto de 2020

FESTIVAL DE XADREZ ONLINE

FESTIVAIS DE XADREZ ONLINE
  
v  CATEGORIAS:

Nome
Público Alvo
A
composta por estudantes de 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental, devidamente matriculados em escolas da Rede Municipal de Ensino ou Clubes de Xadrez/Jogos de Tabuleiro
B
composta por estudantes de 4ºs do Ensino Fundamental, devidamente matriculados em escolas da Rede Municipal de Ensino ou Clubes de Xadrez/Jogos de Tabuleiro


v  ETAPAS:
Serão disputadas 4 etapas classificatórias e 1 etapa final, conforme tabela abaixo:

Etapa
Data
Categoria
Horário
Local
1ª Etapa
20 de agosto
A
10h00
B
13h00

Etapa
Data
Categoria
Horário
Local
2ª Etapa
25 de setembro
A
10h00
B
13h00

Etapa
Data
Categoria
Horário
Local
3ª Etapa
21 de outubro
A
10h00
B
13h00

Etapa
Data
Categoria
Horário
Local
4ª Etapa
24 de novembro
A
10h00
B
13h00

Etapa
Data
Categoria
Horário
Local
ETAPA FINAL
09 de dezembro
A
10h00
B
13h00

v  INSCRIÇÕES:
As inscrições devem ser feitas pelos próprios enxadristas. Para participar, é necessário seguir 4 ETAPAS:

1.    Cadastro na plataforma chess.com (passo a passo encontra-se no Caderno de Propostas de Atividades, anexado)
2.    Após se cadastrar no site, solicite entrada no Clube SMESP, conforme passo a passo a seguir:

Acesso em COMPUTADOR
Acesso no APLICATIVO (smartphone)
1. Clique em “CONECTAR”
1. Na barra inferior, clique em “MAIS”
2. Depois em “CLUBES”
2. Clique em “TORNEIOS”
3. Na lupa de busca, ao lado direito da tela, digite SMESP
3. Clique em “DIÁRIO”
4. Clique no Clube SMESP e depois em ENTRE
4. À esquerda da tela, clique nos 3 traços horizontais (menu)
5. Pronto! Você está inscrito no Clube SMESP
5. Agora, siga os mesmos passos do “Acesso em COMPUTADOR”, à esquerda nessa tabela.
   
 3.    Após enviar a solicitação de participação no Clube, preencha o LINK de INSCRIÇÃOhttps://forms.gle/dbFVHBxzL5VCKxsf7
4.    O acesso à sala do torneio é aberto 1 hora antes de seu início. Após clicar no link disponibilizado, o enxadrista deve ir em “ENTRAR” e aguardar o horário previsto para o início
§  Exemplo: estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental jogarão as etapas na Categoria B, que tem como horário de início previsto para às 13h00. Portanto, devem clicar no link disponibilizado e ir em “ENTRAR” entre às 12h00 e 12h59. Pontualmente, as rodadas se iniciarão às 13h00. Quem acessar atrasado, poderá entrar no torneio, porém, jogando apenas as rodadas que ainda se iniciarão. Nas rodadas perdidas, o enxadrista atrasado contabilizará zero em sua pontuação.

v  REGULAMENTO:
A) As etapas desse Festival ocorrerão em dias e horários específicos, com duração de até 2 horas (entre início e fim de todas as partidas);
B) As partidas terão tempo de 5 minutos por jogador, sem acréscimo por lance;
         C) O emparceiramento respeitará o sistema Suíço, podendo haver “Byes” nas rodadas (quando houver número ímpar de participantes). O bye receberá 1 ponto, independente da rodada em questão;
         D) A quantidade de rodadas em cada etapa e cada categoria será calculada e estipulada pela própria plataforma utilizada;
         E) As 4 etapas iniciais são abertas para a participação de todos que fizerem parte do público-alvo. A “ETAPA FINAL” contará apenas com 32 enxadristas em cada categoria. Justamente os 32 que contabilizarem mais pontos nas 4 etapas iniciais, levando-se em consideração a divisão do item “L”. A pontuação levada em conta para essa “Classificatória” é a soma de pontos que o enxadrista alcançou em cada etapa, sendo contabilizado zero pontos nas etapas em que não participar;
         F) Ao terminar a partida, o enxadrista deve aguardar, na própria sala do torneio, o início da próxima, que só se dará após o término de todos os jogos da rodada;
         G) Jogadores participantes que não estiverem inscritos no LINK DE INSCRIÇÃO (item 3 de “Inscrições”) e/ou não fizerem parte do público alvo da Categoria em disputa, serão excluídos do torneio pela organização;
H) Só há um critério de desempate, estipulado pela plataforma utilizada: Sonneborne-Berger (Berg). Nele, soma-se a pontuação final dos adversários que o enxadrista venceu;
I) A classificação final de cada etapa será disponibilizada pela plataforma utilizada;
J) A pontuação dos participantes em cada etapa, assim como a somatória delas – necessária para a classificação à Etapa Final -, estará disponível para consulta no link: https://bit.ly/PontuaçãoXadrezSME
K) Não haverá distinção de gênero nas 4 primeiras etapas. Apenas para fins de classificação e premiação da Etapa Final;
L) A Etapa Final será disputada por 32 enxadristas de cada categoria, sendo 16 da categoria Absoluto e 16 da categoria Feminina. Jogarão entre si, independente do gênero, mas serão separados para fins de premiação;
M) Qualquer caso que extrapole o regulamento aqui colocado, será resolvido pela equipe organizadora, sem a necessidade de consulta prévia aos participantes.

v  PREMIAÇÃO:
§  Nas 4 primeiras etapas, não haverá premiação. Tratam-se de fases classificatórias;
§  Na Etapa Final, serão premiados com medalhas os 5 primeiros colocados de cada categoria na modalidade Absoluto e as 5 primeiras colocadas de cada categoria na modalidade Feminina;
§  As premiações serão encaminhadas às Unidades Educacionais após o retorno de atividades presenciais.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Atividades dos dias: 17/08 a 21/08

  ATENÇÃO


    Comunicamos que recebemos na escola o Volume II do Caderno Trilhas de Aprendizagens, pedimos que dirija-se a Unidade Escolar para retirá-lo ou entre em contato com a equipe para maiores informações. 
________________________________________________________________


CADERNO DE TRILHAS DE APRENDIZAGENS


 Olá, Crianças! Toda semana postamos atividades de acordo com o Caderno Trilhas de Aprendizagens, o qual foi enviado para sua residência. Caso você não tenha recebido, abaixo, consta o link de acesso ao material ou as imagens para que você possa realizar. Orientamos que entre em contato com a escola para informar o não recebimento. 
    Durante esta semana de 17/08 a 21/08, teremos atividades que envolvem as seguintes disciplinas: Ciências NaturaisArte, Inglês, Educação Física, Informática e o Projeto de Literatura Berê.
Faça a proposta de aprendizagem com auxílio de um adulto e acompanhe toda semana as postagens!


Vamos ler com atenção!


Impulsionando o estudo em Ciências Naturais, atente-se à esses dois questionamentos abaixo:

-O que os sinais vitais nos mostram?
-Por que as vacinas são importantes?








APOIO À APRENDIZAGEM




Ciências da Natureza 4º Ano p.103 e 104 Explicação Trilhas de Aprendizagem



Ciências da Natureza  4º Ano p.105 à 106 Explicação Trilhas de Aprendizagem


ARTE

NA AULA PASSADA FALAMOS SOBRE UM INSTRUMENTO DE CORDAS, CHAMADO VIOLINO E NA AULA DESSA SEMANA VAMOS CONHECER MAIS ALGUNS  DE CORDAS, OU SEJA, VAMOS FALAR DA FAMÍLIA DE CORDAS.
ACESSA O LINK ABAIXO PARA DESCOBRIR QUEM SÃO OS OUTROS INSTRUMENTOS DA FAMÍLIA DE CORDAS.


AGORA EM SEU CADERNO DE DESENHO OU EM UMA FOLHA DE SULFITE RESPONDA AS PERGUNTAS SOBRE O VÍDEO:

- QUANTOS INSTRUMENTOS DE CORDAS APARECEU NO VÍDEO?
RESPOSTA:

- ESCREVA O NOME DE CADA UM DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS QUE APARECEU.
RESPOSTA:

- QUAL SOM VOCÊ MAIS GOSTOU DOS INSTRUMENTOS ACIMA?
RESPOSTA:

- OUÇA A MÚSICA PRIMEIRO DE OLHO FECHADOS E DEPOIS COM OS OLHOS ABERTOS, CRIE UM DESENHO ENQUANTO OUVE A MÚSICA NOVAMENTE.


(VOCÊ PODE USAR O MATERIAL QUE QUISER PARA DESENHAR E PINTAR.  PODE SER LAPIS DE COR, CANETINHA, GIZ DE CERA, E TINTA GUACHE.)

BONS ESTUDOS!  UM GRANDE ABRAÇO!
PROFESSORA DANIELE 

INGLÊS


OBJETIVOS:  AMPLIAR O VOCABULÁRIO E RELATAR INFORMAÇÕES PESSOAIS.

 ALL ABOUT ME

HELLO STUNDENTS,

- FAÇA UM CARTAZ COM SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS “ALL ABOUT ME"

 1 –  ELABORE UM CARTAZ DE ACORDO COM A IMAGEM A SEGUIR PREENCHENDO EM PORTUGUÊS (OU EM INGLÊS, “O QUE SOUBER”) COM INFORMAÇÕES A RESPEITO DE VOCÊ. UTILIZE O VOCABULÁRIO ABAIXO PARA COMPREENDER O QUE SE PEDE. SEJA CRIATIVO (A) USE RECORTES DE REVISTAS, FOTOS, E CLARO, PINTE BEM COLORIDO. GOOD JOB!

VOCABULARY
ALL ABOUT ME – TUDO SOBRE MIM

BY – “FEITO”( ESCREVA SEU NOME)

PICTURE – FOTO ( COLE UMA FOTO SUA OU DESENHE )

AGE- IDADE

GRADE- GRAU DE ENSINO (ESCREVA ENSINO FUNDAMENTAL)

EYE COLOR- COR DOS OLHOS

HAIR COLOR – COR DOS CABELOS

MEMBERS OF THE FAMÍLIA- MEMBROS DA FAMÍLIA ( PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ)

WHEN I GROW UP- QUANDO EU CRESCER

I WANT TO BE- EU QUERO SER

MY FAVORITE THINGS- MINHAS COISAS FAVORITAS
COLOR- COR

FOOD – COMIDA

ANIMAL- ANIMAL

SPORT- ESPORTE

SUBJECT- MATÉRIA DA ESCOLA

BOOK – LIVRO

TV SHOW – PROGRAMA DE TV

MOVIE – FILME

COOL FACTS – FATOS LEGAIS



EDUCAÇÃO FÍSICA

AGOSTO INDÍGENA

Em 09 de agosto, é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas.
A criação da data comemorativa foi feita pela ONU em 1995.

Em Comemoração realizaremos uma brincadeira de origem indígena – a cama de gato.



A brincadeira é simples na medida em que se pratica, você vai precisar de um barbante e de mais alguém pra brincar junto.

Divirtam-se!!!

Segue abaixo um vídeo com instruções


INFORMÁTICA

Clique no link, depois no botão LARANJA " COMEÇAR" e realize a atividade.



PROJETO DE LITERATURA BERÊ

A história dessa semana é: O menino Azul de Cecília Meireles.



BONS ESTUDOS!!!


sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Atividades dos dias: 10/08 a 14/08

CADERNO DE TRILHAS DE APRENDIZAGENS

       Olá, Crianças! Toda semana postamos atividades de acordo com o Caderno Trilhas de Aprendizagens, o qual foi enviado para sua residência. Caso você não tenha recebido, abaixo, consta o link de acesso ao material ou as imagens para que você possa realizar. Orientamos que entre em contato com a escola para informar o não recebimento. 
    Durante esta semana de 10/08 a 14/08, teremos atividades que envolvem as seguintes disciplinas: MatemáticaArte, Inglês, Educação Física, Informática e o Projeto de Literatura Berê.
Faça a proposta de aprendizagem com auxílio de um adulto e acompanhe toda semana as postagens!

Vamos ler com atenção!





APOIO À APRENDIZAGEM


ARTE


NA AULA DE HOJE VAMOS DAR CONTINUIDADE AO ESTUDO DA LINGUAGEM MUSICAL E PARA ISSO VAMOS TER NOVAMENTE A PARTICIPAÇÃO DA KETLYN.
ELA IRÁ EXPLICAR PARA VOCÊS UM POUCO MAIS SOBRE O INSTRUMENTO VIOLINO E DEPOIS TOCARÁ MAIS UMA MÚSICA DO NOSSO FOLCLORE BRASILEIRO.

 ACESSO O LINK ABAIXO PARA COMEÇAR A AULA.


MÚSICA 1


AGORA EM SEU CADERNO DE DESENHO OU EM UMA FOLHA DE SULFITE:
1-) ESCREVA O NOME DA MÚSICA QUE FOI TOCADA ACIMA;
RESPOSTA: ____________________________________________________

2-) OBSERVE O DESENHO ABAIXO DO VIOLINO E DEPOIS TENTE DESENHAR EM SEU CADERNO.



(VOCÊ PODE USAR O MATERIAL QUE QUISER PARA PINTAR SEU VIOLINO. PODE SER LAPIS DE COR, CANETINHA, GIZ DE CERA, OU TINTA GUACHE.)

BONS ESTUDOS!  UM GRANDE ABRAÇO!
PROFESSORA DANIELE

REFERÊNCIAS

INGLÊS


DRAW FURNITURES AND OBJECS OF THE HOUSE

OBJETIVO: AMPLIAR O VOCABULÁRIO SOBRE MOBÍLIAS E OBJETOS DA CASA.

HELLO STUDENTS,

LET'S GO!


1-    LET' S DRAW! OS CÔMODOS DA CASA ABAIXO ESTÃO VAZIOS, VAMOS DESENHAR MOBÍLIAS E OBJETOS NOS CÔMODOS.




EDUCAÇÃO FÍSICA


RITMO DOS OBJETOS

ESSA BRINCADEIRA TRABALHA RITMO, COORDENAÇÃO MOTORA, ATENÇÃO, ALÉM DE SER DIVERTIDA E DESAFIADORA.
CONSISTE EM ATRIBUIR RITMO E SINAIS PARA CADA OBJETO E CRIAR UMA SEQUÊNCIA DE DESAFIO.
  • CONSTRUINDO A BRINCADEIRA:
            VOCÊ VAI PRECISAR DE DIFERENTES OBJETOS E A CADA UM ATRIBUIR UM SINAL, POR EXEMPLO, UMA PALMA, UM ESTALAR DE DEDOS...
            CONFORME VAI AUMENTANDO A QUANTIDADE DE OBJETOS E VARIAÇÃO, VAI DIFICULTANDO MAIS.
  • SUGESTÃO:
  • COME-COME (DA AULA ANTERIOR) – UMA PALMA;
  • UM LIMÃO OU BOLINHA – BATE NO CHÃO;
  • LÁPIS – ESTALA OS DEDOS.
DISTRIBUI OS OBJETOS NA SEQUENCIA E QUANTIDADE QUE QUISER E CRIA O RITMO, POR EXEMPLO:
2 COME-COME + 3 LIMÕES + 1 LÁPIS,
CRIA O RITMO
2 PALMAS + 3 BATIDAS NO CHÃO + 1 ESTALAR DE DEDOS
E ASSIM POR DIANTE...

SEGUE UM VÍDEO ABAIXO PARA FACILITAR A ASSIMILAÇÃO!



DIVIRTAM-SE E BOA SEMANA!!!


INFORMÁTICA

Clique no link, depois no botão VERDE "PLAY QUIZ" 


https://quizizz.com/join/quiz/5f2d9ec19419b2001be4ea60/start?referrer=5ee64b510a44bf001bd13935

PROJETO DE LITERATURA BERÊ

Sugestão de leitura da semana: "A vaca que botou um ovo" de  Andy Cubill.






BONS ESTUDOS!





Comunicado

    A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, compreendendo a necessidade de investir em aprendizagens que, possivelmente, ficaram pr...