sábado, 16 de maio de 2020

Atividades dos dias: 18/05 a 29/05

Observação: Caros alunos e familiares, devido o decreto n°59.450 de 18 de Maio, que regulamenta antecipação de feriados dos dias de Feriado Corpus Christi (11 de Junho) e Consciência Negra (20 de Novembro) serão antecipados para esta quarta e quinta feira, dos dias 20 e 21. E na sexta feira, dia 22, será declarado ponto facultativo.  Sendo assim, as atividades postadas da semana se estenderão até o dia 29 de Maio. 


Cuidem-se, em breve estaremos juntos novamente!



Olá, Estudantes, Pais e Responsáveis. Durante uma semana, do dia 18/05 ao dia 22/05, iremos realizar atividades com a disciplina de Ciências Humanas, Arte, Inglês, Informática e Educação Física. Os estudantes que não receberam o material impresso em sua residência, disponibilizaremos as imagens, abaixo, para que possam realizar as atividades no caderno ou acessando ao link: https://drive.google.com/file/d/1m3PtTiM4Luy9OcCmhJuLEfyVvi0u8ZnS/view
.  Caso já tenha recebido o material, realizar as atividades das páginas: 108, 109, 110 e 111. Sugerimos que façam as atividades apresentadas com os pais ou responsável para melhor assimilação do conteúdo. 

           
Antes de responder aos exercícios propostos, vamos fortalecer nosso conhecimento prévio por meio dos seguintes textos sugeridos:











Vamos aprofundar nosso estudo!







ARTE

OBJETIVOS:
- Produzir desenhos de memória; apreciar obras de arte; conhecer um artista.; vivenciar brincadeiras.;
- Estimular suas habilidades manuais, da autoconfiança e do aumento da capacidade de concentração;
- Desenvolver a coordenação motora e motricidade fina, visão espacial e forma de expressão;
- Desenvolver a criatividade e da imaginação.

CONTEXTUALIZAÇÃO
Vamos para mais uma aula! Mas, antes de começar a atividade , você vai  esquentar o corpo. Cante e dança com a música: Cabeça, ombro, joelho e pé.



Hoje iremos falar um pouco sobre brincadeiras. Você sabia que o Artista: "Ivan Cruz", desenhou e pintou várias de suas brincadeiras através das suas obras?
Assista ao vídeo para conferir:

ATIVIDADE (S)
  1. Preste bastante atenção na obra de Ivan Cruz -”Barquinho de papel 1"
  2. Inspirado na obra “O Barquinho 1”. Pesquise* como fazer um origami de barco. Se precisar peça ajuda de alguém.
  3. Tente fazer o origami. (Pode ser feita com folha de sulfite ou com folha do caderno de arte)
  4. Agora que ficou pronto o seu o barquinho, brinque com ele. Se divirta!
  5. E para finalizar a atividade de hoje, em seu caderno de desenho ou em uma folha em branco, desenhe como foi a sua brincadeira com o barquinho.
REFRÊNCIA:
 SUGESTÃO
Saiba mais sobre artista “Ivan Cruz” em seu site: https://www.ivancruz.com.br/
*Sugestão de vídeo para você aprender a fazer o origami de barco:

INGLÊS


OBJETIVOS:

- Contribuir na conscientização da prevenção contra o coronavírus;
- Ampliar o vocabulário a respeito do coronavírus;
- Reconhecer palavras chaves para melhor compreensão.

Key words – prevenção contra o coranavírus


1- Hello students! Hoje aprenderemos “in english" palavras relativas ao coronavírus , as “Key words”. Você pode imprimir ou desenhar as imagens a seguir e escrever em inglês como um “Picture Dictionary”( um dicionário de figuras), ah e não esqueça de colorir com capricho e tentar ler e pronunciar.



2- Complete o texto com as palavras da página anterior, caso não possa imprimir faça em seu caderno😉 tente compreender o que diz em cada frase.


3 – Treine o vocabulário fazendo a lista das palavras, cobrindo o pontilhado e escrevendo na frente. Faça em seu caderno ou se quiser pode imprimir.


Atenção: se possível imprima (o caça palavras), caso não consiga pode ser desconsiderada essa atividade não se preocupe.




4 - Encontre as palavras no caça palavras, pinte-as bem coloridas! 


INFORMÁTICA


OBSERVAÇÃO: DEVIDO A PROBLEMAS COM O SITE, A ATIVIDADE DESSA SEMANA DE INFORMATICA FOI RETIRADA. PEDIMOS DESCULPAS PELO OCORRIDO. E ORIENTAMOS QUE REALIZEM A ATIVIDADE DA PRÓXIMA SEMANA. 


                        EDUCAÇÃO FÍSICA

As brincadeiras são sinônimo de alegria e saúde, pois trazem vivacidade. Fazem parte do mundo das crianças e, sendo assim, todos devem fazer de sua infância uma verdadeira brincadeira. Vamos juntos assistir o vídeo: Brincadeiras antigas e atuais. Vejam que existem diversas brincadeiras diferentes.  Agora nos diga, qual a brincadeira que mais gosta?




PROJETO LITERATUTA BERÊ


A História dessa semana é sobre "O Porco Mau e os três Lobinhos"... 


sexta-feira, 8 de maio de 2020

Atividades dos dias: 11/05 a 15/05

Olá, Estudantes, Pais e Responsáveis. Durante uma semana, do dia 11/05 ao dia 15/05, iremos realizar atividades com a disciplina de Ciências Naturais, Arte, Inglês, Informática e Educação Física. Os estudantes que não receberam o material impresso em sua residência, disponibilizaremos as imagens, abaixo, para que possam realizar as atividades no caderno ou acessando ao link: https://drive.google.com/file/d/1m3PtTiM4Luy9OcCmhJuLEfyVvi0u8ZnS/view
.  Caso já tenha recebido o material, realizar as atividades das páginas: 94, 95 e 96. Sugerimos que façam as atividades apresentadas com os pais ou responsável para melhor assimilação do conteúdo. 

           
Antes de responder à página 96, leia os textos que estão nos links abaixo:


Água: http://educacao.globo.com/geografia/assunto/geografia-fisica/agua-uso-e-problemas.html

Rocha: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/uso-economico-das-rochas.htm

Madeira: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/madeira.htm 







                                  DISCIPLINA DE ARTE


OBJETIVO:

  • Conhecer uma música popular brasileira; estimular a criatividade, a imaginação, o gosto pela linguagem musical; 
  • Utilizar o desenho de memória para ilustrar e pintar os desenhos usando as cores quente e cores frias;
  • Perceber as diferentes harmonias existentes na cor e sua influência em nossas vidas;
  • Entender o conceito de cores quentes e cores frias. Perceber as sensações que as cores podem suscitar.



CONTEXTUALIZAÇÃO
Na aula de hoje, vamos assistir o vídeo musical: “Aquarela de Toquinho”. Essa canção foi criada por Toquinho e Vinicius de Moraes é uma das músicas mais conhecidas da música popular brasileira (MPB).
                                  https://youtu.be/xT8HIiFQ8Y0
 Vamos também na aula de hoje, estudar as cores quentes e as cores frias. Leia os textos abaixo e depois faça as atividades em uma folha branca ou em seu caderno de arte.
Texto 1
As cores quentes são: VERMELHO, AMARELO e LARANJA. São chamadas assim porque são consideradas cores de sensações leves, que sugerem: calor, alegria, luz, movimento, trabalho e ação.
            Texto 2
     As cores frias são: AZUL, VERDE e VIOLETA. São chamadas assim porque são consideradas cores pesadas e que sugerem frio, descanso, tranquilidade e paz.
ATIVIDADE (S)

Parte I: Em uma folha em branco ou no seu caderno, escreva cada um dos trechos abaixo e ilustre/desenhe cada parte da música e depois utilize as cores quentes (VERMELHO, AMARELOLARANJA) para pintar:
a.) ”… Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva…”
b.) ”… E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva…”


          Parte II: Em uma folha em branco ou no seu caderno, escreva cada um dos trechos abaixo e ilustre/desenhe cada parte da música e depois utilize as cores frias (AZUL, VERDE e VIOLETA) para pintar:
a.) “… Entre as nuvens vêm surgindo, um lindo avião …”
b.) “...E o futuro é uma astronave, que tentamos pilotar…”
     Parte III: Em uma folha em branco ou no seu caderno, desenhe duas vezes o mesmo trecho abaixo e depois pinte um com as cores frias ( AZUL, VERDE  e  VIOLETA)e pinte o outro com as cores quentes  (VERMELHO, AMARELOLARANJA) .
a.)” ... Pinto um barco a vela…” 
 SUGESTÃO DE VÍDEO
Estudo das cores quente e frias: https://youtu.be/WpYyrQNDxYk 

                               DISCIPLINA DE INGLÊS

Objetivos:

- Ampliar e fixar vocabulário referente aos números cardinais;
- Contribuir no processo de alfabetização matemática.


Imprima ou copie os conjuntos e realize as contas escrevendo as respostas em inglês, conforme o exemplo.



Realize as operações e responda usando os números em inglês nos exercícios 1, 2, 3 e 4.


                   DISCIPLINA DE INFORMÁTICA



Passo 1: acesso o link www.menti.com

Passo 2: digite o código 887726

Passo 3: digite seu nome e envie.


                             PROJETO LITERATUTA BERÊ



A História dessa semana é sobre um rinoceronte que vivia sério, até que, do dia para noite... Vamos ouvir!

https://www.instagram.com/tv/B_vAmBHAqt7/?igshid=194jty1drw9bw

EDUCAÇÃO FÍSICA


Olá galerinha,


Estamos distantes apenas fisicamente e, toda semana postaremos atividades para vocês fazerem em casa com a família.

Chamem todos da casa, arrastem o sofá e coloquem todo mundo para mexer o corpo.

Como a Prô sempre fala, Educação Física está em toda parte, nos alimentos que ingerimos, na espreguiçada que damos todas as manhãs, até no próprio sono, nessa época de Pandemia, tem-se ouvido muito sobre hábitos de higiene e a atividade dessa semana vai falar disso, de um modo bem divertido.

Atividade:

Ler e tentar gravar na memória a letra da música;

Assistir ao vídeo e imitar os movimentos da Coreografia.

Obs: Caso não consiga assistir ao vídeo, cante a música e crie sua própria Coreografia, o importante é mexer o corpo.

Esta é a letra da Música, bem simples, fácil de gravar e já trabalhar a memória, aposto que seus pais e até mesmo seus avós a conhecem...


Lavar as Mãos - Arnaldo Antunes

Uma

Lava outra, lava uma

Lava outra, lava uma mão

Lava outra mão, lava uma mão
Lava outra mão
Lava uma

Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira

Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira

Lava uma (mão), lava outra (mão)

Lava uma, lava outra (mão)
Lava uma

A doença vai embora junto com a sujeira

Vermes, bactérias, mando embora embaixo da torneira

Água uma, água outra

Água uma (mão), água outra
Água uma

A segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira

Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira

Lava uma mão, mão, mão, mão

Água uma mão, lava outra mão
Lava uma mão
Lava outra, lava uma



Esse é o Vídeo com a turminha do Fit Dance Kids:






 Aproveitem e até a próxima semana!!! 


Até a próxima semana, Crianças. Faça as atividades com carinho que no dia 18/05 voltaremos com mais possibilidades para sua aprendizagem!

E não se esqueçam de lavarem as mãos. 

sábado, 2 de maio de 2020

Atividades dos dias: 04/05 a 08/05

Olá, Estudantes, Pais e Responsáveis. Durante uma semana, do dia 04/05 ao dia 08/05, iremos realizar atividades com a disciplina de Matemática, Arte e Inglês. Os estudantes que não receberam o material impresso em sua residência, disponibilizaremos as imagens, abaixo, para que possam realizar as atividades no caderno ou acessando ao link: https://drive.google.com/file/d/1m3PtTiM4Luy9OcCmhJuLEfyVvi0u8ZnS/view
.  Caso já tenha recebido o material, realizar as atividades das páginas: 60 e 61. Sugerimos que façam as atividades apresentadas com os pais ou responsável para melhor assimilação do conteúdo. 

             Para começarmos, leiam com atenção. 





DISCIPLINA DE ARTE

Objetivos:

- Perceber as diferentes harmonias existentes na cor e sua influência em nossas vidas;
Entender o conceito de cores primárias e cores secundárias. Perceber as sensações que as cores podem suscitar;
- Estímulo das suas habilidades manuais, da autoconfiança e do aumento da capacidade de concentração;
- Desenvolvimento da coordenação motora e motricidade fina, visão espacial e forma de expressão;
- Desenvolvimento da criatividade e da imaginação.

Passo 1 -  ouvir a História: “O Gato Xadrez” e vamos estudar também as cores primárias e secundárias.



Passo 2 -  leia com atenção:

As cores primárias são: VERMELHOAMARELO E AZUL. São chamadas assim, porque são consideradas as primeiras cores, ou seja, não se pode obtê-las com a mistura de nenhuma outra cor. Já com a mistura dessas três cores podemos criar outras cores.

A Cores secundárias sãoLARANJAVERDE E ROXO/ VIOLETA. São chamadas assim, porque são criadas a partir da mistura de duas cores primárias. Veja logo abaixo como isso acontece.



Passo 3 - somente em caso de dúvida, assista ao vídeo: 




Passo 4 - atividade:

Com base na obra Família de Gatos uma releitura de Aldemir Martins, você vai fazer a sua atividade. Siga as instruções abaixo:



a) Pesquise como fazer uma dobradura de gato (sugestões de vídeos abaixo). 











b) Agora tente fazer a dobradura. Vamos precisar de 3 (três) dobraduras de gato. 

c) Pinte o primeiro gato de laranja, o segundo gato de verde e o terceiro gato de roxo/ou violeta. 

d) E para finalizar cole-os em seu caderno e crie um cenário para o desenho. 

Observação: A dobradura pode ser feita com folha de sulfite ou com folha do caderno de arte. 


dobradura de papel é uma atividade tranquila, sem agitação e que exige concentração. Dessa forma, promove a diminuição da frequência cardíaca e o desestresse. O ato de fabricar, produzir, criar e confeccionar suas próprias coisas.

DISCIPLINA DE INGLÊS

Objetivos:  
- Interpretar o vídeo e expressar por meio de desenhos;
- Ampliar o vocabulário;
- Estimular e/ou reforçar medidas de higiene. 

Passo 1: assista ao vídeo.


Passo 2- desenhe em seu caderno a sequência do vídeo ilustrando o que você entendeu;
Passo 3- escreva uma palavra nova em inglês que você aprendeu com a música;
Passo 4- se possível imprima a imagem a seguir e pinte com capricho.




Projeto Literatura Berê

Sugestão de Leitura para você!

Livro: O caso do pote de mel.
Autores: Milton Célio de  Oliveira Filho e Taline Schubach



Bons estudos e até a próxima semana!





Comunicado

    A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, compreendendo a necessidade de investir em aprendizagens que, possivelmente, ficaram pr...